
05 November 2025
Ambições
por Anna Pivtorak Kostyuk
05.11.2025
Quando ouço a palavra “ambição”, o que me vem imediatamente à mente é o processo de alcançar objetivos. Para mim, é o combustível interno que nos impulsiona para a frente. Sim, considero-me uma pessoa ambiciosa, pois essa energia é essencial para o crescimento. As ambições ajudam-nos a evoluir e a tornarmo-nos melhores versões de nós próprios.
Quando era criança, as minhas ambições eram simples: como muitas crianças, queria orgulhar os meus pais com as minhas conquistas. Agora, concentro-me no autodesenvolvimento — aprender algo novo todos os dias. Essa é uma ambição que acredito poder realizar. No entanto, existem ambições impossíveis, como aumentar a altura ou diminuir a idade.
A ambição é uma espada de dois gumes. Pode inspirar, mas também consumir-nos se nos tornarmos demasiado exigentes connosco ou com os outros. Torna-se verdadeiramente perigosa quando usamos métodos moralmente duvidosos ou prejudiciais para alcançar os nossos objetivos.
Ao refletir sobre a frase de Thomas Carlyle — “Tenho uma grande ambição de morrer de exaustão, e não de tédio” —, concordo plenamente. Tenho tendência a assumir muitas responsabilidades ao mesmo tempo, e uma vida cheia de propósito, mesmo cansativa, é para mim muito mais valiosa do que uma vida de estagnação.
Embora concorde com a primeira parte da afirmação de Thomas Jefferson — “Nada pode parar o homem com a atitude mental certa” —, contesto a segunda: “Nada na Terra pode ajudar o homem com a atitude mental errada.” A história mostra que pessoas movidas por ambições más — como Hitler ou, mais recentemente, Putin — podem alcançar objetivos terríveis, como guerra e genocídio. A ausência de moralidade nem sempre leva ao fracasso — pelo menos de imediato.
🖋️ “Ambição sem moral é uma chama sem luz.”
— Anna Pivtorak Kostyuk
#AnnaPivtorak #AnnaPivtorakKostyuk #MemoryOn #AnnaPivtorakEnsaio #AnnaPivtorakKostyukEnsaio #PivtorakStudio #Ensaio #MãeDeCinco #FilhaDeCientista #Reflexão #Filosofia #Consciência #Vida #Valores #Experiência #Memória #Ética #Escolha #Pensamento #Significado #Escrita #História

